sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ENTREVISTA SOBRE XADREZ REALIZADA NA RADIO DIFUSORA FM 910 - ENTREVISTADOS - EVANDRO BITENCOURT E KARLUS VALGA

SÍNTESE DA ENTREVISTA REALIZADA NA RÁDIO DIFUSORA AM 910 NO DIA 17 DE SETEMBRO DE 2011 TENDO COMO ENTREVISTADOS EVANDRO BITENCOURT E KARLUS VALGA

OBS: Para baixar a entrevista em áudio é só entrar no link: http://www.4shared.com/audio/FcJjIC97/170911_-_Entrevista_Rdio_corta.html?

Pergunta 1 - Como é que se ensina xadrez, é só na prática ou primeiro tem que ir pro livro para ver detalhes, regras? Mas a percepção para fazer a jogada correta, isso é um dom nato ou os professores podem ajudar as crianças?

Não. Normalmente quando chega à parte de livros, é a parte técnica mais de competição. O xadrez pode ser ensinado para os professores, às jogadas são simples; o mais difícil no xadrez claro é a combinação de lances, a combinação de jogadas. Mas todas as crianças normalmente a partir dos que 3 anos, já da pra aprender alguns movimentos e a partir dos 6 anos já da pra jogar competição.


Pergunta 2 -Tenho grandes e muitos amigos no xadrez, mas a muito tempo atrás dizem que o cara que joga xadrez é louco porque quem olhava o Mequinho na televisão que o óculos caia e tal, hoje é diferente não é?

Hoje é diferente, por exemplo se você for no circuito catarinense de xadrez rápido onde junto 150 a 300 jogadores, você vê jogadores de qualquer tipo, desde aquele estereótipo nérde até o pessoal de bonezinho pro lado jogando. Um exemplo é o MF Alfeu Bueno cabelo comprido, roupa preta (estilo roqueiro).


Pergunta 3 – A imagem do passado tem que ser esquecida, o cara que jogava xadrez era um cara diferente, um cara metódico; hoje não tem nada disso, joga xadrez porque é uma modalidade tão popular quanto ao mais que outras.

É muito importante este assunto porque eu (Evandro) sou filho de professora de Educação Física e vivi no meio do esporte. Desde pequeno eu sempre pratiquei e treinei pra competição como Basquete, Handebol, Futebol participando por regionais tanto por Criciúma quanto por outras cidades como Forquilhinha .


Pergunta 4 – Não é qualquer um que pode jogar xadrez, porque eu não acredito que uma pessoa que não tenha um bom índice técnico possa jogar?

Isso em parte, porque existe o jogador que já tem o talento nato e o jogador que foi treinado; assim como nas outras modalidades tanto nas coletivas quanto individuais.


Pergunta 5 – A pessoa que não tem o poder de concentração pode jogar xadrez?

Pode. Um exemplo é o GMI Alexander Fier natural de Joinville onde deu uma entrevista na ESPN, disse que começou a jogar com 5 anos de idade e que era um garoto hiperativo e mesmo assim conseguiu jogar xadrez.


Pergunta 4 – A forma dos enxadristas mudaram muito, hoje o xadrez é uma esporte popular e está na grade curricular nas escolas porque ele ajuda a desenvolver a capacidade mental das pessoas.

Isso se dá muito a evolução tecnológica, por exemplo eu e Evandro já tivemos aulas online pelo MF Fabiano Prates com isso o xadrez cresceu muito.
A informatização é importante hoje em dia, é o que acontece na maioria dos esportes. A gente da aulas para alguns alunos quando eles não conseguir ir aos treinos e passamos orientações via MSN devido as alunos terem provas no mesmo dia. Preservamos muito isso porque se forem mal na escola não joga xadrez e o índice de reprovação é zero.
O pessoal se apura um pouco nos períodos de joguinhos e então damos uma parada com o treino pra que eles consigam repor a matéria.


Pergunta 5 – Qual a projeção nos Jogos Abertos?

Ficar entre os 6 primeiros para ajudar Criciúma na contagem geral.


Pergunta 6 – A equipe do JASC vai ser formada por quem?

MF Luiz Ney Menna Barreto, MF Lidio Delgado, Carlos Alberto Wolff, Evandro José dos Santos Bitencourt, Fábio Germano Selinger e Alexandre de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário